Como economizar a bateria do Samsung Galaxy 5


O Galaxy 5 é um smartphone que vem se tornando cada vez mais popular, pelo baixo preço e benefícios incluídos no celular. Porém, a sua grande falha é o tempo de duração da bateria. Esse tutorial resolve de vez o problema!

Quando comprei o celular, no início a bateria durava 13 horas, mesmo em standby, aliás, às vezes tinha a impressão de que quanto mais usava, menos bateria consumia. Fiquei revoltado, pois tinha que andar com o carregador “pra cima e pra baixo”, no desespero de ficar sem bateria.

Pesquisei na internet e acabei descobrindo um jeito de aumentar a duração da bateria. São várias coisas a serem feitas e o resultado é fantástico. Hoje, consigo ficar com celular ligado por 2 ou 3 dias.

Parte 1

Primeiro você precisa desabilitar algumas opções do G5, como GPS, sincronização de contas, etc.

1. O GPS do aparelho consome muita bateria, pois atualiza a sua localização a todo momento. Para desativálo, vá em Config.> Localização e Segurança, agora desabilite a opção Utilizar satélites GPS.

2. O segundo passo é desativar a sincronização de contas. Com isso o Google Market deixa de verificar a sua conta, bem como aplicativos do Facebook, Orkut, Yahoo! Mail e Twitter. Para isso, vá em Config. novamente, toque em Contas e sincronização e desmarque a opção “Sincronização automática“.

3. Agora, vamos tirar aquela vibração quando utilizamos o Teclado Touch. Vá em Config.> Região e texto> Swype. Agora desmarque a opção Vibrar ao pressionar.

4. O quarto passo é limitar a rede do aparelho para 2G. Se você não utiliza internet 3G no seu smartphone, desativá-lo irá poupar bastante a bateria. Ainda em Config. abra Conexões sem fio e rede, no fim da lista toque em Configurações de rede móvel> Utilizar apenas redes 2G.

5. Por último, vamos reduzir a luminosidade da tela. Vá em Config.> Vizualização> Brilho, e reduza o máximo que puder.

Parte 2

Essa segunda parte é um pouco mais complicada, porém os melhores resultados são obtidos através dela. Agora iremos reduzir o Clock (velocidade) do processador do celular. Por padrão, o Galaxy 5 opera em 600 Mhz, é uma ótima velocidade, porém esquenta muito a bateria, mesmo sem nenhuma aplicação aberta, o que gasta a sua energia muito rápido.

Aí está a grande falha do Galaxy 5. A fabricante do aparelho deveria configurar o processador para operar na velocidade máxima apenas quando utilizamos seus aplicativos. Mas, vamos aos passos!

1. Baixe e instale o aplicativo Universal Androot, para que possamos reduzir a velocidade do processador. Clique aqui para baixar o arquivo p2k, depois passe para o celular e execute-o, para poder instalar.

2. Agora, instale o aplicativo Antutu CPU Master Free, encontrado no Google Market. Se preferir, clique aqui.

3. Abra o Universal Androot e clique em Go Root, aguarde uns instantes até concluir o processo.

4. Agora execute o aplicativo CPU Master Free. Note que o “Scalling performance” estará em 600 MHz. Mude a barra Max para 245.76 MHz e clique em Apply.

Pronto! Mudança feita, mas não se esqueça que alguns jogos como NFS Shift e Angry Birds não rodarão perfeitamente. Assim que quiser jogá-los altere a velocidade novamente no aplicativo. Infelizmente temos que passar por isso, caso contrário ficaremos naquele desespero de ficar sem bateria a qualquer momento.

É isso gente! Não me arrependo de ter comprado o Samsung Galaxy 5, a tela touch não é resistiva e eu posso instalar dezenas de aplicativos no aparelho. Se você pensa em comprar um smartphone, vale a pena iniciar com o G5, não é top de linha, mas pelo custo/benefício é um dos melhores que já encontrei.

26 Respostas to “Como economizar a bateria do Samsung Galaxy 5”

  1. Rosana Says:

    Se eu fizer somente a parte já vai resolver bem o problema não é mesmo? minha bateria tem durado menos de 12 horas e quase não uso o celular , acho complexo demais.

  2. Anônimo Says:

    Meu amigo procurei e procurei esta aquivo p2k e não encontrei nada.De uma dica de como paixar,poiz vc pede para clicar e aparece um monte de coisas mais o tal do p2k nada!

    • infoxp Says:

      Olá, depois de baixar o arquivo APK, você deve passar pelo cabo USB. Depois disso, vá em Meus Arquivos, no celular, e procure pela pasta onde o arquivo do programa foi passado, aí é só executá-lo.

      Abs!

      • Anônimo Says:

        Cara fui instala o universal androot, e o avg falo q tava infectado.

  3. Daniel Says:

    ola
    ñ consigo baixar naaaaada!!!
    mim ajuda meu celular vai acabar vicinado a bateria.

  4. Anônimo Says:

    Cara, fui instala o universal androot, e avg falou q ttava infectado.

  5. Jeferson Says:

    Fui instala o androot e o avg falo q tava infectado.

  6. Adriano Mayer Says:

    Processo comcluido com sucesso, agora vou ver se a bateria vai durar mais, dai posto aqui blz.
    Quanto ao Universal Androot, instalem um leitor de QR code e use o Universal Androot QR code vai instalar automatico no celular.

  7. Paula Says:

    Realmente Rootear funcionou o problema da bateria em termos. Mas foi considerada a diferença.
    Creio que seja normal o antivírus acusar como virus o programa, afinal ele altera o funcionamento do OS do celular, e isso logico será encarado como vírus por qualquer antivírus regular. hehe. Valeu a dica!

  8. audo Says:

    Se é pra desativar as funções q me fizeram optar pelo galaxy 5, vou voltar pro nokia C3

    • infoxp Says:

      Bem, as funções que você irá desativar não atrapalham em nada o funcionamento do aparelho e nem reduz a sua funcionalidade como um todo.

  9. Felipe Says:

    Brother, valeu mesmo pela ajuda. Minha bateria ta bem mais conservada e finalmente consegui tirar a vibração ao tocar no teclado. Valeu mesmo man, abraço!

  10. Anônimo Says:

    po nao consigo colocar o apk2 passar pelo usb me ajudar porfavor

  11. Robert Trujillo (@robert_trujilo) Says:

    FIZ O PROCEDIMENTO VAMOS VER SE VAI RESOLVER ABRAÇO CARA DESDE JÁ MUITO OBRIGADO
    ROBERT TURJILO

  12. danilo Says:

    quando faço o passo 3 – ele aparece: failed!
    mesmo assim, vou no antutu cpu e faço a modificação e depois quando volto, nao fica salvo!
    por que sera?

    • Dayane Says:

      quando faço o passo 3 – ele aparece: failed!
      mesmo assim, vou no antutu cpu e faço a modificação e depois quando aperto apply n da em nana.simplesmente fik na msm ,so sai se eu voltar,

      me explica se é assim msm ???
      e qundo instalar dar para ver alguma diferença???

  13. eduardo Says:

    olaaaaa meu sansung galx…….desconfigurou o android……..voltou para versáo normal………não consigo fazer ele voltar para a versão economica….que faço;… abraços

  14. Anônimo Says:

    Cara, ótima dica. Fiz isso no meu celular e até impressiona como o consumo de bateria diminuiu tanto, provavelmente devido a “fase 2 ” que você descreveu ( e muito bem).

    Vlw pela ajuda. Esse problema referente a bateria é um dos fatores mais negativos do aparelho. Abraço.

  15. matheus Says:

    cara qd eu instalo o universal androot e clico em root, ele aparece failed!,pq isso?e qd uso o antutu ele nao salva em 245,76mhz,pq cara?fikei tao alegre e nao deu em nada!:/

  16. Felipe Says:

    só zicou meu celular

  17. Fernando K Says:

    Com o Android 2.2.2 o Universal Androot não funciona, mas com o SuperOneClick passou legal. A lentidão na interface é notável com o clock menor, mas vamos ver qual o efeito disso na bateria. Valeu mesmo.

  18. Anônimo Says:

    o meu android msm usando bastante xega a dura ate 5 dias…

  19. Luiz Says:

    Tem algum problema se deixar em 320MHz pq ficou muito lendo em 245. ???

  20. pedrofelipe Says:

    essas coisas diminui muito a velocidade da internet? pq a minha é uma porcaria e se piorar ñ vai servir de nada!

  21. Maxx Says:

    credo galera eu fiz e funciono normal aki mais usei o CPU master pro normal 275mhz de boa hahah

  22. Anônimo Says:

    N8


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: