Análise – Opera 10 Final


Confira as impressões sobre a 10ª versão do Opera, navegador que mostra-se uma ótima opção aos concorrentes nessa nova versão além de seus novos atrativos, esta versão veio quente e cheia de novidades!

Instalação

O download pesa apenas 8.7MB e a instalação é rápida e fácil, não chega a 1 minuto e você já está com o navegador aberto na página de boas-vindas, o navegador já vem no idioma português e ainda tem como alterá-lo depois de instalado.

Primeiras impressões

Tudo começa pelo visual, o navegador traz um novo ícone e um visual renovado, clean e moderno, o que deixa a navegação mais confortável. No mais ele aparenta deixar a navegação bem fácil e simples.

Demonstração do navegador

Novidades

Além do novo visual, o Opera trouxe alguns atrativos interessantes consigo. O que me chamou a atenção foi a barra de abas, que além de poder mudar a sua posição tanto para as partes laterais como para a parte de baixo, conforme redimensionamos, ela mostra miniaturas do site que estamos vendo:

Miniaturas nas abas

Outra novidade bacana é o novo Speed Dial, que agora está mais customizável, cada item pode ser editado com a página que desejamos. Na parte de baixo tem o “Configurar Speed Dial”, onde podemos escolher o tamanho das miniaturas e ainda escolher uma imagem de fundo! A imagem de fundo pode ser escolhida tanto do computador como direto da internet.

39881267.png

Speed Dial

A barra de Favoritos, muito comum nos navegadores mais conhecidos, não vem direto no navegador, de modo que temos que ativá-la no menu Ferramentas –> Aparência, onde devemos marcar a opção “barra pessoal”. Aqui os favoritos são conhecidos como “marcadores” e fica na barra Painéis:

untitlew.png

Painéis – Marcadores

Desempenho

O Opera se mostrou um navegador incrivelmente rápido, o tempo de abertura do navegador é quase imperceptível, o mesmo acontece quando abrimos uma nova aba.

As páginas também carregam numa velocidade impressionante, pelo que eu pude perceber a velocidade de carregamento das páginas é quase igual da do Chrome (famoso por ser o mais rápido), o que é um dos pontos fortes do navegador.

O Opera também mostrou que é um navegador compatível com os padrões atuas da web, no Acid3 Test ele faz todos os 100 pontos!

Só!

O consumo de memória RAM é regular, com 3 abas abertas ele chegou a ocupar 20MB, porém, minimizado ele ocupava um misero único mega!

Só!

Assemelhando-se ao seus concorrentes Firefox e Chrome, o Opera facilita a navegação pelos sites já visitados anteriormente, basta digitar o nome na barra de endereços e já está ali o link logo abaixo, além de indicar mais paginas que tratam do mesmo assunto.

pesq.png

Facilidade nas pesquisas

Infelizmente o Paypal não aprova o navegador como seguro para fazer compras a partir do site, porém isso não significa que o navegador não seja seguro, e sim que o site exige características que o navegador não possui. Mas vale frisar que o navegador, ainda que o Paypal não o aprove, tem um alto nível de segurança, incluindo em seu código os protocolos SSL3 e o TLS 1.1.

Opera Turbo

O Opera turbo, indicado para navegações lentas, vem nativamente no navegador. O sistema funciona da seguinte maneira: As imagens contidas nas páginas são compactadas, deixando o site mais leve, e assim podendo ser carregado mais rápido. Em consequência disso, as imagens saem com uma qualidade amena. Esse recurso não vem ativado, porém é fácil ativá-lo, basta ir na setinha do botão “turbo”, situado na parte de baixo do navegador. O turbo não é recomendado para redes de alta velocidade, pois pode até deixar a navegação mais lenta.

turbo.png

Conclusões

O Opera me surpreendeu bastante nesta análise, mostrou ser um navegador rápido e ágil, com uma interface limpa e as conhecidas extensões, o browser tem de tudo para continuar na briga e está bem à altura dos navegadores mais conhecidos, é nítida a mudança com relação a versão antiga.

É claro que eu não posso dizer que este é o melhor navegador, pois “navegador é igual a time de futebol, cada um tem o seu e o defende com unhas e dentes” (frase feita pelo Rodrigo Ghedin do WinAjuda). No mais, o Opera é uma excelente opção para aqueles que desejam rapidez e velocidade, vale a pena testar e tirar as próprias conclusões.

Download Download: Opera 10 Final Português (Brasil)

Sistema Sistema: Windows XP/Vista/7/98/2000

Tamanho Tamanho: 8,7 MB

8 Respostas to “Análise – Opera 10 Final”

  1. infoxp Says:

    Parabéns pela análise. Realmente, o Opera é um ótimo navegador, mas eu não largo meu Firefox! Acho que criei um sentimento por ele…. ahahahahaha

    • Gutuu Says:

      O mesmo acontece comigo, não largo o Chrome de jeito nenhum…

  2. Rafael Says:

    Muito bom,o opera esta otimo,realmente é a melhor opção do momento,outro browser q tbm vai ser bom é o Maxthon 3 q usa a engime do Ie e safari,concertesa vai ter uma boa briga com o Chrome…
    A analize ficou otima,concertesa vale a pena pelo menos testar o Opera,com opera agora eu aposentei o firefox q vivia lerdo e pesado,mesmo fasendo a limpeza e algumas dicas pra deixalo mais leve.
    Atualmente estou usando apenas o IE8 eo Opera….
    A opera software esta de parabéns…..

    • Gutuu Says:

      Eu penso o contrário, apesar do Maxthon ter alguns recursos e ser rápido ele não vai chegar apertar pro lado do Chrome devido à sua divulgação baixa. Se fosse assim o Flock estaria na frente faz tempo, pois tem de tudo para estar, mas quase ninguem conhece.

  3. Alex Cunha paiva Says:

    Estou experimentando o Opera e estou gostando devemos abrir nossas mentes para novidades e não ficar presos ao passado tipo explorer e mozila.

  4. Pedro Says:

    A barra pessoal pode ser colocada fora dos paines, aparecendo em baixo, ou em cima, etc…

  5. Anderson Nascimento Says:

    Muito bom a analise, o Opera é um dos melhores navegadores da atualidade, porém ainda prefiro
    o firefox, ele ganha de 8 x 7.9 (risos). De fato, minha nota pro firefox é 8.0 e para o Opera 8.9, o ruim do firefox é o fato de consumir ram exageradamente…

  6. marcelo Says:

    Uso opera há muito tempo, assim como também uso firefox desde que era conhecido como firebird/phoenix, e posso atestar que mais leve e mais rápido do que o Opera não vi ainda. Ou melhor, o que mais se aproxima ou talvez até passe, por pouco diga-se de passagem, seria o safari rodando nativamente no mac os.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: