Tutorial: Instalando outro SO no HD sem formatar


Com o liberamento do Windows 7, muitos usuários que já possuem um sistema operacional (SO) e não gostariam de perder seus dados formatando o disco rígido para poder instalar o Seven, acabam não sabendo qual procedimento tomar. Pensando nisso, fiz esse tutorial que vai ajudar muita gente que está com dúvida sobre o assunto.

*Não se esqueça de realizar um backup dos seus arquivos pessoais antes de seguir os passos seguintes.

1. O primeiro passo é realizar o download do EASEUS, para podermos dividir o seu HD em duas partes sem a perda de dados. O download pode ser feito aqui.

2. Depois de ter instalado o EASEUS no seu PC, abra-o e feche todos os outros programas que estejam em execução.

3. A interface é bastante simples. O que devemos fazer agora é redimensionar o HD em uso, reduzindo o seu tamanho, para que futuramente possamos criar uma nova partição para a instalação do outro SO, no caso, o Windows 7.

4. Para redimensionar uma partição, selecione a desejada e clique em Resize/Move.

Passo 3

Ampliar

5. Para definir o tamanho da partição, mova a seta em Size and Position escolhendo o tamanho desejado.

Passo 5

Ampliar

6. Em Unallocated Space Before você deve colocar o valor que é mostrado na página principal do programa da partição Unallocated, em Size.

Passo 6

Ampliar

7. Agora você deve aplicar a novas configurações. Depois de dar Ok na janela de redimensionamento, voltamos para a interface do programa e clicamos em Apply.

Passo 7

8. Uma janela se abrirá perguntando se você deseja reiniciar o computador, confirme.

9. Ao reiniciar o computador o processo será terminado, em uma tela azul. Aguarde o seu fim, que deve demorar em torno de 10 minutos.

10. Voltando ao Windows o seu HD já estará no tamanho escolhido, e novamente será necessário reiniciar o computador.

11. Agora devemos criar a nova partição onde você irá instalar o outro sistema operacional, para isso, selecione a que apresenta o espaço livre determinado anteriormente, em seguida clique em Create.

Passo 11

Ampliar

Em Partition Label você deve dar um nome à nova partição, é opcional, se o nome não for dado, a letra da unidade, no caso F:, será o nome.

12. Dê Ok, aplique as mudanças, aguarde o fim do processo, e pronto! Agora você já tem outra partição no seu HD.

13. Na instalação do novo SO não se esqueça de selecionar a unidade criada.

14. Agora você terá a opção de escolher qual sistema deve ser iniciado no seu computador na hora de ligá-lo.

47 Respostas to “Tutorial: Instalando outro SO no HD sem formatar”

  1. halex007 Says:

    ótimo tuto 😉 pena que so uso 512 🙄

  2. Lauro Says:

    Parabéns por descomplicar! Agora irei ver na prática se é simples assim… :o)
    Seria interessante um tuto para copiar/manter o SO (atual do PC) em um HD “novo” com mais capacidade e instalar em seguida o Windows Seven ou outro SO no mesmo HD “novo”.
    Obrigado!

  3. William Says:

    Parabéns pelo tutorial a muito tempo procurava um que realmente ensinasse a dividir o HD pra ter 2 SO e finalmente encontrei.
    Obrigado

  4. Denny Says:

    Esse EASEUS realmente funciona com segurança!

  5. Alex Soares Says:

    Você está de parabéns.

    Há muito tempo procuro um tutorial assim

  6. Marcos Says:

    rapaz, eu tenho medo de perder algo ou do meu hd ficar sem espaço, pq eu uso o vista premium e quero deixar com o xp tb, mas sem perder os dados, é possivel com esse programa? se for responda aki mesmo.

  7. infoxp Says:

    @Marcos: Existe essa chance, porém é mínima. Basta seguir todos os passos corretamente.
    O único risco é de perda de energia, o que é praticamente impossível acontecer exatamente na hora do procedimento.

  8. Marcos Says:

    eu tenho o windows vista em ksa, e quero deixar com dois SO: vista e xp, meu primo e um colega me disseram para desfragmentar promeiro. isso adianta?

  9. Marcos Says:

    o que acontece em caso de perda de energia?

  10. infoxp Says:

    @Marcos: Não muda desfragmentar o disco. Se a energia for perdida, existe a possibilidade de você ter que formatar o HD. Por isso que é sempre bom ter um backup. Faça tranquilo, só se você tiver muito azar que a energia acaba bem na hora. Só nesse tempo que você está deixando comentários, já teria acabado o processo.

  11. gbl08ma Says:

    Antes de mais, parabéns pelo artigo, era mesmo disto que eu estava à procura… É que já instalei o Windows 7 duas vezes, em emuladores diferentes (da primeira no Virtual PC, e o Windows levou imenso tempo a instalar porque só lia o dvd de instalação de minuto a minuto, e da segunda vez instalei no VirtualBox da Sun, e nesse sim o Windows instalou em menos de meia hora 😀 ).
    Acontece que devido ao facto de ser uma máquina virtual não consigo ligar o Aero, ficando assim com menos de metade da sensação.
    Estou a pensar instalar o Windows 7 numa nova partição, mas como é uma Beta, mesmo depois de activada só funciona até Agosto. Nessa altura, eu gostaria de acabar com a partição, mas claro que não quero formatar o HD. É possível? Penso que não será útil esta informação, mas já agora o meu hd tem 250 GB… e uso Windows Vista Home Premium.

  12. Douglas Says:

    O tutorial está ótimo! eu só tenho algumas duvidas.
    Eu tenho um Vista Home Premium instalado e gostaria de instalar o Windows 7 numa outra partiçao. Mas meu notebook já veio configurado de fábrica, então eu gostaria de criar uma partiçao primária pra instalar o Windows 7 e continuar com o Vista. Seguindo seus passos eu teria os dois instalados. Mas eu poderia acessar os meus dados em ambos SO?
    e tendo os dois SO o computador nao ficaria mais lento?
    Obrigado desde já.

  13. infoxp Says:

    Douglas: Você pode acessar os dados através de outro sistema. Sobre a velocidade, na maioria dos casos ela não muda.

  14. Leonardo Says:

    excelente post.

  15. venom Says:

    Esse programa funciona mesmo!
    só queria saber como desfazer o prossesso de
    divisão

  16. infoxp Says:

    Aqui explica como desfazer o processo:
    https://infoxp.wordpress.com/2009/01/30/removendo-uma-segunda-instalacao-de-outro-so-instalado-no-hd/

  17. venom Says:

    Obrigado, assim se por acaso eu me arrepender já sei como reverter o processo

  18. venom Says:

    putz!! eu fui lá só que eu queria fazer o meu HD voltar a ser
    um, e lá diz como remover outro SO de uma partição

  19. infoxp Says:

    É só você refazer os passos desse tutorial. Remova a repartição que você não usa mais, depois você aloca o espaço que sobrou para a atual.

  20. Taniguti Says:

    Olá!
    Otimo tutorial, segui e funcionou certinho aqui em casa.
    Porem qndo entro no XP ele encontra a partição do seven, no entanto qndo entro pelo seven ele nao encontra a partição do xp…
    pode me ajudar?

  21. infoxp Says:

    Isso é normal, o Seven não reconhece outras partições. Mas isso deve ser corrigido nas próximas versões.

  22. EXCLUSIVO: Download do Windows 7 RC Público! « Info XP Says:

    […] a perda de dados, o blog tem um tutorial que explica passo-a-passo sobre como fazer isso. Clique aqui para […]

  23. Windows 7 Download Gratuito « Tecno Maníacos Says:

    […] perda de dados, o blog tem um tutorial que explica passo-a-passo sobre como fazer isso. Clique aqui para […]

  24. Roberto Cortez Says:

    adorei o tuto ^^ há tempos eu procurava um que explicasse com facilidade como instalar 2 SO e o programa EASEUS tbm é bem seguro 🙂

  25. Ricardo Says:

    Gostei muito do tuto, poderia me tirar uma duvida, qual o minimo recomendado para instalar o seven seguindo esse tutorial, tenho 250 de hd, e gostaria de usar o minimo somente para experimentar o novo windows 7, nao perdendo muito do hd original. obrigado e parabens novamente pelo tutorial.

  26. infoxp Says:

    Bom, o mínimo recomendado pela Microsoft é 16 GB. Aconselho você criar a partição com 23 GB.

  27. Ricardo Says:

    Ola amigo, muito obrigado pela resposta, mas enfim, tentei sem sucesso o reparticionamento do meu HD, baixei o programa, segui seu tutorial passo a passo, e nada, quando termino passo “9” e clico para ele reiniciar, começa um processo de contagem e de repente a seguinte mensagem:

    Failed to complete the batch operations!
    MESSAGE (9): EASEUS partition master finds some error on the partition. Please check disk and try again.
    Press any key to reboot!

    Enfim, tentei umas 03x sem sucesso. Voce saberia me dizer o porque disso?
    Obrigado mais uma vez pela atenção e aguardo uma resposta.

  28. cas_rpp Says:

    Simplesmente parabéns!!!

  29. lucas stefano Says:

    esse tuto serve para instalar um mac ?

  30. Tutoriais « Danta's Blog » Info XP Says:

    […] Instalando outro SO no HD sem formatar […]

  31. Marcio Says:

    Eu tenho o seven no hd de 500gb…posso instalar o xp por esse processo tb ou só serve xp-seven!? No meu caso seria seven-xp!

  32. ismael Says:

    Socorroooooooo!!!
    fiz tudo certo, quando reiniciei a maquina pela segunda vez para poder escolher a partiçao carrego direto o winxp q agora se encontra com unidade C: q ja tinha e unidade D: nova.
    e incrivelmente ele ta reconhecendo unidade A: de disquet (q naum tenho) e naum ta aparecendo minha unidade d DVD q eh a q eu possuo.

    oq eu faço.

    desd ja agradeço.

  33. THIAGO Says:

    MUITO BOM FICOU PERFEITO PARABÉNS PELO TUTORIAL!!!

  34. guilherme Says:

    quando eu entro no windows 7 ele não reconhece a partição do Xp então como eu passo os arquivos da partição do xp para o Seven e excluo a partição do Xp?

  35. Kra Errado Says:

    gostei da materia do amigo… + liberamento não pelo amor de deus… lancamento… vlw…

  36. Matheus Says:

    Por exemplo , eu posso criar uma outra partiçao pequena (4gb) para apenas colocar minhas fotos , e formatar a outra partição (vista) para por meu outro SO (XP)?? e depois pegar as fotos da minha partiçao e colocar na partiçao do xp denovo? obrigo

    • infoxp Says:

      Pode 😉

  37. Euclides Says:

    Cla que sim mateus esse programa otimo vlw a pena agora estou com windows xp e windows 7! o xp para rodar coisas que preciso que no windows 7 num da e o windows 7 para outras coisas muito bom! Vlw mesmo pelo tutorial!

  38. Deivid Rios Says:

    Olá amigo, estou com uma duvida, meu pc tem 500gb, eu parti ele em 2 do mesmo tamanho, C e D respectivamente(250gb cada). Instalei o Xp no compartimento C, agora quero migrar p o Seven 64bits, só q não queria apagar os programas q estão gravados no D. Gostaria de saber se instalar o Seven no C, não irá mexer em nada no D, continuando assim com os meus (programas, filmes, jogos). Pareci dificil a pergunta, mas gostaria da resposta o mais breve. Agradeço desde já….

  39. Leandro Martins Says:

    Fiz todos os passos direitinho, e deu certo!!! Vlw mesmo

    Agora:
    OS: Windows Seven
    Processador: AMD Athlon 64 Dual-Core 2.75 GHz
    RAM: 3GB
    HD: 80GB
    Video: 1GB NVIDIA 9400GT DDR2

    Antes:
    OS: Windows Vista Starter
    Processador: Intel Celeron 2.2 GHz
    RAM: 3GB
    HD: 80GB
    Video: 256MB NVIDIA 8400GT DDR2

  40. Lukas Says:

    Muito bom o tuto, mas quero saber algo, eu baixei vários jogos no meu XP e quero instalar o Seven. Dá para criar uma partição de uns 20 GB para colocar os jogos que baixei, instalar o Seven e pegar meus jogos de volta?

    Pq minha net é muita lenta e não quero baixar tudo de novo e não to conseguindo gravar meus jogos em DVD.

    Se sim, como eu pego meus arquivos de volta? Basta acessar a partição pelo “Meu Computador”?

    • infoxp Says:

      Exatamente, você vai acessar a partição pelo “Meu Computador”. Mas, cuidado, algumas vezes no Windows 7 as outras partições não aparecem no Meu Comp. mas acredito que essa falha já tenha sido corrigida pela Microsoft.

  41. Lukas Says:

    Vlw! agora só falta eu conseguir dar boot pelo CD, acho que tenho que limpar o CPU por dentro, pq alguns DVD’s rodam e outros nao, e DVD’s virgens nao gravam pq fala que já tem coisa dentro… Aff ¬¬

    Vlw pelo tutorial, muito bem explicado!

  42. dailson Says:

    no meu caso ja tenho o windows seven, e gostaria de instalar o xp em uma pequena partição.No seven ja consigo criar uma nova partição atravez do gerenciamento de disco.o problema é que quando vou instalar o xp da erro.por que isso acontece?

  43. Formatar PC Says:

    Estou a usar Windows XP e Linux (No mesmo computador). Se eu quiser formatar apenas Linux, o que devo fazer?

  44. Iady do Carmo Ferreira Says:

    Bem, quero instalar o Windows 7 Home Premium, como vou saber o tamanho? Ele é muito grande.

  45. MBENTUS Says:

    No meu pc ja existe um hd usando so w7. E quero instalar o 2, com o so diferente, e sem perder nada. Ja coloquei os dois e aparece so pedindo para formatar. Como fasso?


Deixe um comentário

