Tutorial: como realizar um overclock!


O que é um overclock?

O overclock consiste em alterar as propriedades e configurações de equipamentos de hardware, no intuito de deixá-los mais rápidos, ou, como muitos dizem, “turbinados”. Este tutorial mostra os principais conceitos necessários para executar overclock em processadores. Espera-se que o leitor deste artigo tenha noções básicas do funcionamento de um computador e que já tenha uma certa experiência em nível técnico.

Nós não se responsabilizamos por eventuais danos causados pela execução dos procedimentos deste artigo. Os faça por sua conta e risco.

Atenção: Não são todos os equipamentos que permitem fazer overclock. Há também aqueles em que é possível, mas os riscos são tão altos que não valem a pena. Em processadores antigos o resultado do overclock pode não ter nenhum aumento de velocidade que seja significante, tais como em Pentium e K6-2. Se seu computador é um pouco mais antigo, este tutorial poderá lhe servir, mesmo que o resultado não seja o esperado.

Riscos: muitas pessoas são contra overclockings pois dizem que a vida útil do computador diminui drasticamente. Mas, afinal qual a diferença se o seu PC de duração de 10 anos, durasse 8?

Leia o artigo completo aqui.

Publicado em Tutoriais. 7 Comments »

7 Respostas to “Tutorial: como realizar um overclock!”

  1. Dimitri Says:

    Tpw ,

    uso um dual core 1.6 x2 512 video 1gb ram
    num vejo necessidade de faze isso , pelo menos nao nesse pc
    agr

    faz diferença do kct nu meu PIII
    vlw ae pelo tuto

  2. TOP Posts Info XP « Info XP Says:

    […] Tutorial: como realizar um overclock! […]

  3. jose cleber Says:

    ola, meu pc é um celeron D 2.80 GHz tem como fazer o overclock nele pois para o meu uso está muito lento está demorando de processar as coisas, o que faso? peso que me ajude, obrigado!
    espero resposta…

  4. infoxp Says:

    Primeiro é recomendável que você realize uma limpeza no seu computador, utilize o CCleaner:
    http://baixaki.ig.com.br/download/CCleaner.htm
    Bom, depois desfragmente o disco.

    Realize as duas coisas antes, pois seu computador apresenta uma boa configuração, o que provavelmente a lentidão está no seu disco rígido.

  5. Paulo dj de S.G Says:

    Tenho um Processador da AMD Semprom 3000 + com (sokete AM2 940 pinos), pow eu gostaria de saber como é ki eu faço pra ativar as opções de cache L1 e L2 e a FSB no Setup e o multiplicador pra valores mais altos ?! pq essas opções estão desativadas, por isso não consigo alterá-las. Alguèm tÊm uma maneira de me explicar isso?

  6. Abel Gomes Says:

    tenho uma Celeron D 420 e uma pla MSI de 1333. Fica legal um over nele? Uso uma Gforce 8400, devo fazer alguma modificação em suas configurações?

    Valeu!

  7. Jorge Says:

    Olá, esse tutorial foi muito bom, tirei muitas dúvida, agora se possivel me esclareca uma duvida que tenho no meu pc, o meu processador é um Pentium dual E5200 2.5Ghz, FSB 800, L2 2M, tenho uma placa mãe gigabyte (suporta até Core 2 duo FSB 1333), e memoria ddr2 2gb (2×1024 Daul-chanel), esse meu processador estar rodando no minimo (6 x 200 = 1.200Mhz ou 1.2 Ghz), não consigo realizar o overclok devido um problema na bios, o Vcore aparecere como FAIL, onde devia aparecer OK, entao quando eu realizo o overclok o PC não liga preciso resetar a Bios para funcionar, o que eu devo fazer para solucionar esse problema? Estou aguardando uma solução se possivel, Obrigado


Deixe um comentário

