A Microsoft é um monopólio?


Matérias Especiais

A empresa de Bill Gates já foi processada diversas vezes por monopólio. Hoje, mais de 90% dos computadores possuem o sistema operacional Windows. Será que realmente empresas menores ficam sem chance no mercado em um mundo como esse?

Microsoft Monopoly

Recentemente, pela segunda vez, a Opera Software processou a Microsoft por monopólio, o motivo? O Internet Explorer 8 já vir pré-instalado no Windows 7. A União Européia também processou a MS pelo mesmo motivo. A primeira vez que ela foi processada, não houve sucesso, mesmo assim, a Comissão Européia conseguiu fazer a empresa pagar uma multa de 1,6 bilhão de euros por causa da competitividade que o Windows Media Player oferecia.

Vejamos, o mundo da informática é dominado pelo Microsoft Office, Internet Explorer, Windows Media Player, Windows Live Messenger… existe espaço para outras empresas? Sim, a prova disso é que o IE vem perdendo mercado para outros navegadores, como o Mozilla Firefox. Contudo, é nítida a dominação existente. Um usuário leigo continuaria utilizando o Internet Explorer na sua máquina, por não conhecer outras alternativas.  Continuaria também usando o WMP, muitas vezes pela comodidade de não buscar algo melhor, mesmo que a opção existente apenas sirva suas necessidades.

Acredito que deveria haver a opção para o usuário remover os programas que vem pré-instalados no computador. O problema é que a sua permanência no HD é obrigatória.

Sistemas Operacionas gratuitos, como o Linux, vem com o Firefox como navegador padrão, porém é possível removê-lo posteriormente.

Não é questionável a qualidade dos softwares da empresa, mas sim, o domínio existente.

Só tenho certeza de uma coisa: esse assunto vai dar muito o que falar!

About these ads

12 Respostas to “A Microsoft é um monopólio?”

  1. Anderson Moss Says:

    Depende, em relação ao uso do windows não, pois ninguem é obrigado a usar. Agora o Internet explorer já é demais.

    Belo blog, da uma olhada no meu blog:

    [LINK REMOVIDO]

  2. Bruno Borguetti Lara Says:

    Com certeza que sim. A Microsoft sempre quer deixar os seus produtos serem os padrões do mundo. Ela sempre fez uso de táticas expansivas que fragilizavam os adversários, e que na verdade ainda faz.

    Quanto ao navegador, player multimídia, etc, eu acredito que devem continuar vindo no Windows sim, pois é complicado você comprar um sistema operacional e ele não lhe oferecer condições de uso. Porém, é uma questão complicada, pois a Microsoft é uma empresa que preza o monopólio, mas se a Apple pode deixar o Safari e o iTunes virem por padrão no MAC OS, por que a Microsoft não pode deixar os seus produtos virem junto com o Windows?

    Outra questão que é muito complicada, é que as pessoas se acomodam com o que têm instalado no sistema e não buscam alternativas, só que nem sempre é acomodação, e sim desconhecimento da existência de produtos como o Linux, o BrOffice, o Mozilla Firefox, o Thunderbird, o Songbird, o GIMP, etc.

    Eu estou há alguns meses utilizando o Linux, e vi que ele tem todo o potencial de dominar o mercado junto aos seus aplicativos livres, mas o monopólio junto à acomodação e ao desconhecimento, acabam com o que os programadores querem ver crescendo.

    Atualmente, eu estou utilizando uma distribuição Linux chamada Big Linux; ela é brasileira e extremamente fácil de ser utilizada. Caso alguém se interessar pelo Big Linux, nós temos um site e um fórum para informações, assim como suporte. Quem quiser conhecer a distribuição, pode clicar no meu nome. ;)

    Abraços!

  3. ANDYSANTOS Says:

    tchê, essa discusão me lembra do meu pai me contando do sr John Davidson Rockefeller – pesquisem quem foi esse senhor – na sua inteligencia ele me contava de uma historia de um senhor que achou petroleo nos estados unidos e dai em diante dominou a area de extrativismo, teve visão de empreendedor e personificou o modelo do grande capitalista e acabou perdendo quase tudo.
    isso é um fato imutavel! a microsoft esta ai, não vai desaparecer tão cedo, e dependemos dela sim (graças a deus).
    esses “PLUS” vem com o s.o, o safari,mozila e etc estao ai então é so deixarmos de sermos acomodados, pois temos decisao de escolha, mesmo que as vezes reduzida mas temos, isso não é motivo para mim processar o tio bill.
    outra, onde foram parar os 1.6 bilhoes da uniao europeia?
    não sejamos hiocritas!

  4. danilo Says:

    a microsoft sempre quer mandar na gente, quer que fique com o internet explorer instalado e outros programas, a microsoft faz isso para que as outras empresas concorrentes como a apple não tome o mercado da microsoft
    isso tá errado que a microsoft está fazendo, torturando os usuários com seus programas como o internet explorer
    um absurdo isso

  5. Richard Says:

    Não, a Microsoft não é um monopólio. É apenas uma empresa q produziu um SO q caiu nas graças do consumidor e q usa isso p/ oferecer algo mais q um simples SO (SO+Internet+pacotes de escritório+messenger) facilitando a vida do usuário…

    Escrevi um texto no meu blog sobre a Microsoft e a idéia errada de monopólio q vem destruindo o livre mercado de softwares

    [LINK REMOVIDO]

  6. rodrigo Says:

    os programas da micrososft sao bons, mas nem todos como : corel draw e etc.o firefox vem batendo o IEa cada dia, mac ate da pra compara com o windows mais o linux é fraco e pobre

  7. Emerson Says:

    Muito se fala em monopolio por parte da MIcrosoft mais a empresa que mais monopolisa seus produtos é a apple considerada por muitos o melhor SO (Mac) e com os melhores computadores, então o Bill Gates não é burro ele sabe que muitos usuarios podem migrar rápidamente para melhores opções nos softwares por que dificilmente o Linux, o Mac e o recem chegado Chrome SO faram alguma ameaça aos SOs da Microsoft por causa da compatibilidade de programas, eu mesmo já tentei migrar para o Linux o Ubuntu até roda alguns programas só que ele emula os programas oque consome muito mais do computador, então eu acho que quando os usuarios mais leigos descobrirem o Mozilla Firefox, Opera, Chrome, Safari, Winamp, AImp, e muitos outros softwares melhores do que os da MS a queda do império da Microsoft vai ser rápida com o aumento ao acesso a internet os usuarios mais leigos irão descobrir a “liberdade” .

  8. Emerson Says:

    Observando algums comentarios vi que muitos defendem a aplle mais acho que ela não pode lutar de igual para igual com a MS por causa do custo de seus equipamentos SO e Computaores, acho que talvez alguma distribuição do linux um dia irá bater a MS ouu até mesmo o Chrome OS da Google basta elaborarem um sistema compativeu com os jogos que são o que na minha opnião premdem os usúarios ao Windows.

  9. billy Says:

    claro que sim; a janelinha de 4 cores é vista em toda parte.
    aqui no brasil pouco se fala e se sabe sobre os outros sistemas, a não ser a cultura popular “mac é caro,linux é ruim,IE é o melhor navegador…” e por aí vai…

  10. Hugo Pinheiro Says:

    claro que é, mas isso se deve que praticamente desde a época que ela copiou a idéia da apple e fez sistema operacional melhor, qualquer sistema operacional vai logo procurar pela microsoft. Isso se vê até em revistas, quando alguém pergunta sobre como se prevenir na rde a primeira pessoa que eles perguntam é um programador da microsoft.
    A maioria dos cds-rom é usado o padrão windows, e pela toda a corda de décadas que ela “reinou”, é difícil algum concorrente se lebantar e dominar facilmente.

  11. silverfox Says:

    Eu não considero que foi um “monopolio” neste caso, veja bem o ie8 foi considerado muito mais seguro que seus antecessores, suporta css3 e tem muito suporte para varias tecnologias, claro que é um navegador pesado pra caramba.
    Então esta mais para atualização de segurança e não tentativa de barrar outras empresas.
    O que estas empresas queriam que eles instalassem softwares de concorrentes juntos?

    Agora falando de navegador, curto muito FF, antigamente era o Opera, mas agora encontrei um que antende a tudo aquilo que eu queria, chrome, antigamente era horrivel, bugado, problematico, mas atualizei para ultima versão e ele esta super leve, funcional, com temas e começando a dar suporte a add-ons. Viva ao Google. ;P

  12. SPARTACVS Says:

    So o fato da venda casada aqui no Brasil já é um exemplo desse monopólio maldito


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: