Tutorial: Otimizando o Windows 7


Apesar do novo SO da Microsoft apresentar um desempenho incrivelmente superior ao Vista, você pode realizar algumas configurações para poder acelerá-lo ainda mais, seguindo o primeiro tutorial da web para otimização do Windows 7!

1. Uma das coisas que mais pesam no desempenho do computador, é o efeito Aero. Se você não liga muito para o Visual desabilite-o. Para isso, clique com o botão direito do mouse no Desktop, e em seguida Personalize. Agora habilite o Windows 7 Basic Theme, que está localizado em Ease of Acess Themes.

2. Assim com o seu antecessor, o Seven também possue o Windows Defender, que serve como anti-spyware. O que vamos fazer é desablitar a varredura automática, que é habilitada por padrão e deixa o computador lento quando está sendo executada.
Vá em Iniciar e na caixa de pesquisa, digite Windows Defender e clique no ícone do programa.

O segundo passo é abrir a caixa de opções do Windows Defender, clicando em Tools e em seguida em Options. Na próxima janela desmarque a caixa Automatically scan  my computer (recommended) e clique em Save, em seguida Yes.
 3. O terceiro passo é desativar alguns efeitos que continuam habilitados mesmo depois de aplicar o tema Basic. Novamente vamos na caixa de pesquisa e digitamos sysdm.cpl e damos um clique em cima do resultado. Vá até a aba Advanced e em Performace clique em Settings e deixaremos apenas a caixa Use visual styles on windows and buttons marcada.

É interessante também deixar marcada a caixa Smooth edges of screen fonts, que deixa arredonda a borda das fontes da tela, ficando mais nítido ler algum coisa no seu PC.
4. A Central de Segurança do Windows existe desde o XP. Ela serve para monitorar e informar o usuário sobre algumas questões que o Windows julgue que façam parte da segurança do seu computador. Desabilitar a Central faz com que menos recursos no sistema sejam consumidos.
Em Iniciar, na caixa de pesquisa, digitamos services.msc, abrindo-o em seguida. Localize o item Security Center e dê dois cliques em cima dele. Na janela que abrir, em Startup type, selecione Disable e dê Ok.

5. O penúltimo passo é desativar a desfragmentação automática dos discos, que também deixa o sistema lento quando está em execução.
Digite Disk Defragmenter na caixa de busca no menu Iniciar para localizar e abrir a ferramenta. Com o desfragmentador aberto, clicamos em Turn on schedule e desativamos a opção Run on a shedule (recommended).

6. O útlmo passo é desabilitar a Cópia de Sombra de Volume, que serve para realizar backups de todos os seus arquivos. O que é uma função praticamente inútil, pois uma vez que a Restauração de Sistema fica habilitada, são criadas cópias dos principais arquivos de sistema, além de que, o mais recomendado para os usuários domésticos é a realização do backup dos seus arquivos pessoais periodicamente.
Vamos novamente ao services.msc, localizamos o item Volume Shadow Copy, damos dois cliques nele e desativamos por completo esse serviço.

7. Chegamos ao fim! Certamente o que já era rápido ficou turbinado. Com essas configurações em um computador com 512MB de Ram o Windows 7 consegue rodar com a mesma agilidade e estabilidade que o XP.


73 Respostas to “Tutorial: Otimizando o Windows 7”

  1. 80 Assuntos de Destaque « ATer: Criação de Sites Empresa (5511) 2527-3032. Sites Dinâmicos! Says:

    [...] Tutorial: Otimizando o Windows 7 Apesar do novo SO da Microsoft apresentar um desempenho incrivelmente superior ao Vista, você pode realizar algumas [...] [...]

    • matheus gomes Says:

      oi bom dia ! eh q o meu no 6 – passo ñ achei o Volume Shadow Copy , so q ele ta ingles botei em potugues so vai ate a letra w e ñ achei me ajuda ! Ai meu pc eh de 2 g mais da uma tela azul eu tenho certeza q eh memoria pois o hd ñ usa muito …

  2. Denny Says:

    Belo tutorial! Vou fazer isso aqui =D

  3. Carlos Says:

    Muito obrigado pelo tutorial, meu pc tem só 768 de ram e tá uma bala agora, valeu!

  4. Eduardo Says:

    vlw kra….muito bom..!!!!!!!!!!!!!

  5. Tutorial - Otimizando o Windows 7 « Blog NGR Network Says:

    [...] Fonte: InfoXP [...]

  6. Ch4rles Says:

    Gostei, ficou um pouquinho mais rapido!

    Obrigado!

  7. Cinacchi Says:

    Otimos post, ficou otimo!!!!

  8. rodrigo (Electro Says:

    galera num fazem issu… vai tirar a validade do teu windows seven…. a unica coisa que fica boa é tirar a capa aero que pesa mesmo mais… podem fazer issu tudo que ele fala menos a parte de desativar o Security Center…..
    eu entendo de computador se quiserem acreditar acreditam se não fazem e verão

    • Anônimo Says:

      de português entende tb?
      vixe!

    • Anônimo Says:

      AUSHAOSUIHASUHAIOSHIAUSHAIUSHIAUSH
      O cara nao sabe nem falarr direito

      • Anônimo Says:

        realmente.. acho que depois de aprender um pouco de português ele pode tentar falar algo sobre computadores. Eu também entendo bastante de computadores (fiz ciência da computação) e creio que não dará problema algum sobre validade do windows, tanto que fiz essas modificações no meu próprio PC e não houve problema algum

      • Fernando Medeiros Says:

        Cara, gostei de seu comentário. Você fundamentou o que disse com prova de conhecimento. Na realidade, acho que a pessoa que escreveu aquele comentário cheio de erros de Português, o fez de propósito para se enturmar, porque de um modo geral os comentários que aparecem estão cheio de erros que demonstram que nós brasileiros não ligamos para nossa língua. Isso poderia melhorar se todos fizessem um pequeno esforço e estudassem um pouco de gramática.

        Quanto ao tutorial, você está certo. Eu já usei o 98, o ME, o XP ( no qual usei um tutorial e dexei-o enxuto ) e, agora, estou aprendendo a usar o Windows 7. Estou com ele há uma semana. Já me embananei com o Windows Media Player, pois não gosto da maneira como ele gerencia os arquivos de música. Prefiro o Winamp 2.8. Estou com saudade de meu XP, que está aqui a meu lado aposentado. Está num Celeraon 2.66 juntamente com o Slackware 12.

    • Tiago Says:

      “…. acreditam se não fazem e verão”
      concordo com o rodrigo…..

      fazer o verão deve ser foda mesmo…
      kkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkk

      • Marcelo Says:

        Eu gosto do Verão…. por mim podia ser sempre

    • user Says:

      Wooooooooowwww meu Deus…num intindi o que ele falooooo!!
      Ehhhhhhhhhhhh uma banhanhaaaaa!! OOOO VESGO, VOCÊ ENTENDEU O QUE ELE DISSE….eaiuhaeiuaehaieuhaeiuae

      esse cara precisa ir para a escola…

    • kané Says:

      Um ano depois e ainda gosto de aparecer nessa página só para ler esse sábio comentário do Rodrigo, o Electro. Hoje ele já deve estar entendendo bem mais sobre tudo… grande Rodrigão!!!

  9. NELSON BAPTISTA REYNAUD Says:

    Valeu pela canja. A sabedoria completa seu real valor quando, atende a necessidade do próximo. Grato.

  10. Diego Alves Says:

    Muito bom, estou implementando para ver como fica aqui.

  11. Silvio Says:

    Puxa vida, que bando de coitados hahahaha

  12. MasterSystem Says:

    “Tirar a validade” auhaeuhaehueauheahueauheh.;;

  13. Henrique Says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk’
    “Tirar a validade” ai meu Deus, estamos mechendo em alguma coisa sobre a chave e a ativação do windows ? -.-

  14. Aglis Says:

    Nossa essa de validade foi de matar , diz ele que entende mas pelo o que eu li ele não tem nem ensino fundamental quanto mais entende de computador.
    Ae galera pode acreditar nesse tutorial , porque eu sou programador trabalho com isso tem muito tempo e sei que essas modificações não irá atrapalhar em nada no funcionamento na sua maquina !!!

  15. Sua Vida Nao é Mais Bonita Como Antigamente Says:

    Realmente essas configurações não mexe com ativação do Windows, O que faz é liberar mais memoria da placa de video e dependendo da placa tambem da memoria ram, Pois quando o aero esta ativado ele utiliza a memoria de video e um pouco de ram tambem dependendo da placa, Tem placa de video que pega um pouco da ram ou seja compartilha por isso desabilitando o aero o windows fica mais rapido
    Mas particularmente o windows 7 sem aero é melhor ficar com o xp mesmo, com o xp voce pode até dependendo da placa configurações e hardware ter um rendimento melhor em jogos, fiz um teste nos dois e no xp fica melhor por não utilizar quase nada da placa de video.

  16. Kra Errado Says:

    Sinceridade validade do windows não tira, axo q nosso caro amigo rodrigo quiz dizer tirar a vida util e segurança do seu PC… q + vc deixa o PC vuneravel sem o security center com certeza… e outra tirar o visual do seven é mta sacanagem meu… estamos em qse 2010 preço de pcs e peças acessiveis a todo mundo… num gostou usa windows 95, 98, ME XP… pelo amor de deus quem intende de PC por favor abrem essas mentes, vcs tão estudando ciencias da computação e analise pra q? pra fazer programas de graça q nem o linux? o mundo hj é segurança com visual e estabilidade e facilidade padroes e de personalização… Veja o pq os MAC OS tem varios recursos com uma arquitetura fechada… graças a ajuda de mtos q ali dividem experiencias apesar de um sistema operacional qse q linux + claro q pago e com mto visual e estabilidade… Vale apena evoluir… meu PC é bem simples e gastei pouco… inicia em apenas 30 segundos… Windows 7 Ultimate… Perfeito e estavel… Obs. Antivirus q no XP era uma droga com a mesma maquina, AVG 9 Profissional, atualizei drivers bios e investi apenas em uma VGA Off de 512 por pouco menos de 100 reais… + com 128 o seven vira o diabo… ja testei…

    AMD Athlon 64 x2 5200+ 2.7 ghz 1 mb cache
    Motherboard Asus M2N-68AM SE2
    Memory Kingston DDR2 2GB 800mhz
    HD Sata Maxtor 250GB 7200 rpm em modo S-ata convencional

    Fico + rapido q meu MAC Book Pro kkk claro q nao tão seguro… + vale a pena…

  17. Kra Errado Says:

    se vc entrar em serviços como mtos entendem de informatica poderão desativar + recursos inuteis pra qualquer usuarios tanto corporativos qto domestico… dai vcs chegação a velocidades ainda maiores…

  18. Anônimo Says:

    Y

  19. Anônimo Says:

    Não consegui executar o Disk Defragmenter , digitei esse nome no pesquisar e o windows não encontrou nada!!

    • Anônimo Says:

      Se seu windows esta em português no pesquisar digite DEFRAGMENTAR

      • bruno Says:

        defragmentar?! wtf !!!! desfragmentar sff !!!

  20. Leandro Says:

    Nossa! pelo seu “portuga” acho eu que vou continuar acreditando em papai noel, o cara entende de computador e escreve assim! volta pra escolinha meu filho,
    Parabéns pelo tutorial, ótima iniciativa!

  21. Leandro Says:

    “Pelas barbas do profeta”! o cara aniquilou o português! e ainda fala que entende de PCs!!! Cada um que me aparece!
    Faz assim: volta para a pré escola e da seguimento nos estudos a partir de la, depois sim, volta aqui e questiona o tópico.
    Quanto ao post, ótimo tutorial, Parabens pela iniciativa!

  22. Alison Says:

    O foda mesmo, é gente q se acha muito esperto e apenas critica, mas fazer algo q preste mesmo… isso nao faz.

  23. Henrique Says:

    Parabéns pelo tutorial, me ajudou muito.

  24. Kané Says:

    Estou usando as dicas e agora queria saber se existe algum freio para segurar o windows 7. O bicho ficou nervosinho, voa pela net. Acho que só vou usar metade das dicas, para ver se consigo segurar o windows no lugar. Ontem ele estava na cozinha, hoje já tive que buscá-lo no segundo andar…

    • Fernando Medeiros Says:

      Kané,

      Gostei de seu comentário a respeito de seu computador ter ido parar no segundo andar. Muito bom mesmo, cara! Muito melhor do que o que a gente ouve nos programas humorísticos na elevisão. Valeu uma gargalhada.

  25. ricardo Says:

    um bom tutorial da pra fazer td aew do geito q vc disse,
    mas isso num eh um poco arriscado naum na maioria das coisa VOCÊ fala pra desabilitar a segurança do computador..ta certo isso eh obvio que ele vai fica mais rapido sendo q ele naum vai usar !!!

    Meio estranho…por favor sem flood minha opiniao!

  26. Fernando Says:

    Muito bom tutorial, me ajudou muito!

    Usando apenas as dicas 1 e 3 já obtive uma enorme diferença.

    Parabéns,

    Fernando

  27. Raphael Says:

    Bom, meu windows já é lite, mas é bom rever algumas cosias que faltam :D
    tinha algumas coisas que nao tinham desabilitado no windows (:

  28. eu Says:

    valeu pelas dicas, mas ainda da pra desativar muitas coisas

  29. Guilherme Says:

    kra nuiito bom essas dicas de como otimizar o windows. vlw mesmoooo!!!!

  30. FaBiO Says:

    … Vcs dizem que e para otimizar o Windows Se7en…

    Tenho o Home Premium aqui que veio de fabrica com meu notebook e deixo sempre todos os recursos ativados.

    Se voces nao gostarem do visual do Seven, voltem para o XP, 98,2000…

    meu notebook tem 1 GB de RAM.

    e um processador de 1.6 GH.

    Gente Ignorante………………………………

  31. Rodrigo Forte Says:

    Pelo amor de Deus pessoal,se alguém não gosta do visual do 7,da segurança e da facilidade que ele apresenta,nem instale.Continue usando o XP sem graça nenhuma mesmo!Cs tão de brincadeira!!!!!

  32. wdias Says:

    Bom tutorial!!

    para os processadores de 2 nucleos ou mais da pra almentar a performance!!

    abra o executar digite “msconfig” na aba “inicializacao do sistema”
    va no botao “opçoes avançadas” marque a opçao “numero de processadores” e selecione o numero de processadores do seu computador”

    de volta a aba inicializacao do sistema” marque as opçoes “log de inicializaçao” e “informaçoes sobre inicializaçao do SO” (isso remove akela telinha azul com o logo do windows, fica mais legal na minha opiniao)

    espero que seja util

    valew

    Para ajudar um pouco mais da para

  33. Marco Antonio Says:

    Eu pensei que era algo mais interessante, as mesmas dicas utilizadas no Windows XP, Eu seria um canguinha utilizando essas configurações no meu seven, ate por que tenho um Notebook Inspiron com Core i5, 4 GB DDR3 e 500 GB HD. que humilha muito bem o seven, rodando que nem luva, nem preciso desse tutorial

  34. [WINDOWS SEVEN] Otimizando/Melhorando seu Windows 7 ! :Cruell Klan Tutoriais Says:

    [...] 7. Chegamos ao fim! Certamente o que já era rápido ficou turbinado. Com essas configurações em um computador com 512MB de Ram o Windows 7 consegue rodar com a mesma agilidade e estabilidade que o XP. Tutorial retirado do InfoXP [...]

  35. rafael Says:

    tutorial exelente porem um erro nele:

    o recurso Cópia de Sombra de Volume é bom você deixar aberto pois ele serve para a restauração de sistema ou seja muito importante ao contrario do que o tutorial diz

    mas de resto ta perfeito (y)

  36. diego Says:

    SHOW DE BOLA VLW MESMO BOM TUTORIAL

  37. Charles Says:

    Ótima Dica… Parabens…

  38. Du Pessoa Says:

    Muiom mesmo o Up”… as diretivas sao bem parecidas com o XP… mas vc soube apontar os lugares certos.. os pontos chave… parabens… sucesso..
    Aaxxxx

  39. ObaNegão Says:

    Tem um tal de Henrique que não pode nem falar que o outro cara é burro : “MECHENDO em alguma coisa” aiai depois o utro cara do “fazem e verão” é que é burro!
    CHUPAAAAAAA ESSA MANGA (AND UM CANAVIAL DE RÔLA )

  40. Naldo Says:

    Olá galera, o post é bom mas a questão é a seguinte:
    Por que retirar os recursos do windows se a maquina é fraca?Não compensaria dar um UP no hardware para usufruir melhor o sistema?
    Muitos querem usar gerações e gerações de sistemas operacionais com a mesma maquina com anos e anos de uso, kkkkk…
    Nos próximos sistemas a serem lançados será que ainda vai ter gente usando 300, 512 de ram, hd de 20, 40.
    Pensem um pouco nesta questão.
    Só uma opinião minha, abraços

    • Cesar Says:

      Falou tudo Naldo. Querem utilizar sistemas mais robustos numa máquina obsoleta; relamente fica muito difícil ter um bom desempenho. Querem mesmo otimizar o sistema? Façam Up Grade no pc galera! Vlw

    • Fernando Medeiros Says:

      Naldo,

      Você abordou um ponto importantíssimo, o uso da mesma máquina para rodar sistemas operacionais cada vez mais sofisticados. Como você disse, há que se renovar a máquina para fazer face a sistemas operacionais cada vez mais eleborados. Eu estava satisfeito com o XP, rodando em meu Celeron 2.66, HD 160, e 1.2 GB de RAM. Adquiri uma máquina nova, o Inspiron Zino HD, com o Windows 7 só para conhecer o novo sistema operacional. Se nós não tentarmos conhecer novos sistemas operacionais, ficamos desatualizados. A opção de aquirir uma nova máquina também foi bom para mim. Era necessário.

  41. Tutorial: Otimizando o Windows 7 | Xacunois Says:

    [...] http://infoxp.wordpress.com/2009/01/17/tutorial-otimizando-o-windows-7/ Comentários [...]

  42. mohammed Says:

    Fez muita diferença num notebook da asus, 1.6 ghz, 2 ram. Ficou muito mais rápido.

  43. Kané Says:

    Sei não… Se eu fizer essas alterações o meu windows 7 piratão do Brás vai perder a garantia? O camelô disse que a validade era de 3 meses, que acabou em dezembro 2010. Mas ainda assim estou pensando em tirar aquelas coisas bonitinhas que ficam na área de trabalho. Tô no maior medão de perder meus R$5,00 , que foi quanto paguei pelo cd de instalação na Brás Informática, a barraquinha azul ali perto da estação, mas vou arriscar, vê lá se não estão me enganando, hein???

  44. Dunha Says:

    Omg antes de trocar ou alterar o OS por Deus!!!!Trocar suas carroças!!!!!E tem nego que quer colocar win 7 num k6 com 512 de memoria!!!!KKKKKKKKKKKKKK

  45. PITTBULL Says:

    SE FOR PRA TER UM SO igual o win95 , melhor nem instalar ele pow, kkkkkkkkk
    mas o tutorial e BOM e quanto ao ignorante que falou sobre a VALIDAÇAO DO SISTEMA , ele e o pior namoral
    nao tem nada haver uma coisa com a outra,.
    quem sabe o basico de INFORMATICA sabe disso
    ele eu acho q nem o basico ta sabendo,.

    mas acho besteira ter um sistema BUNITO, RAPIDO, FUNCIONAL , retirar td que te anima em mecher nele

    fazer o q se o mundo hj em dia ta tomado por tecnologia, aparecia e funcionalidades.

    se vc tem um PC inferior, entao nao instale..
    coloca o XP e baixa um THEME xD

    FUI

  46. Fernando Medeiros Says:

    Acho que todos os comentários são esclarecedores, pois cada um externa sua opinião baseada em seu conhecimento sobre computadores. E como é difícil cada um conhecer tudo sobre computadores, são muito valiosas todas estas informações que estes comentários nos trazem. Sinceramente, eu aprendo muito lendo tudo o que esse pessoal escreve. Portanto, muito obrigado a todos.

  47. kané Says:

    Notei que o tempo passa e essa matéria continua atual. Bom isso, né? E depois disso a micro$oft já “inventou” tantas coisas para denunciar os seven’s piratões e tantas outras coisas foram inventadas para burlá-las. Internet é tudo de bom!

  48. Rafael Batista Says:

    Muito bom, eu usava outros tipos de otimização, por programas e na mão mesmo, mas esse, até agora, foi o melhor que encontrei, os recursos que são desativados não afetam em nada negativamente, para quem não gostou… Simplesmente não utilize, porém não fique denegrindo o trabalho de quem busca auxiliar aqueles que realmente precisam e merecem ajuda

  49. nenem Says:

    bom tava eu passeando pela internet procurando algo um tutorial,um blog e não é que encontrei algo interessante gostei do infoxp boas discussões,comentarios, é por isso que amo o brasil democratico ,ainda to muito cru em hardware bebe de colo diante de tantos conhecedores de computadores parabens a todos e não to dizendo isso pra puxa saco de ninguem,gostei muito bom, mas sera que não existe uma forma de melhorar sem ter que mecher em tanta coisa ou trocar peças,ou comprar um novo, mas que fico bom a isso fico

  50. Anônimo Says:

    é comico ser usuario da mico soft dei muita risada mesmo mais do q num circu resalva: o tutor do colega é bom completando com mais algumas dicas boas de outros

  51. Anônimo Says:

    tu é o cara

  52. agnaldo Says:

    Muito obrigado!! Essa dica melhorou muito o desempenho do meu pc…

  53. Anônimo Says:

    NAO USEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE FOTOS DE FUNDO QUANTO MAIS PESDA MAIS DEMORA . DEIXE UM FUNDO PRETO
    comigo melhorou 40% da velocidade POR MAIS ESTRANHO QUE PAREÇA!!

  54. Lucas Claybom Says:

    Cara, acabei de fazer e vou resetar meu note para finalizar… mas acho que já deu uma melhorada considerável. :)

  55. Dennis Says:

    como se instala ?

  56. artur Says:

    gostei, simples, pratico e cumpre o que promete…parabens!

  57. Anônimo Says:

    pois aqui no windows 8 o problema é o contrário, inicia muitooo rápido!!!!!!! Nem dá para consultar os BIOs.

  58. Odinei Says:

    Montei um htpc com um pentium e2241 e segui seus passos. Ficou muito bom. Obrigado!

  59. Anônimo Says:

    caraca ta parecendo um pc na N.A.S.A.


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 49 outros seguidores

