RAR ou ZIP?


Matérias Especiais

Na hora de compactar algum arquivo, quem se sai melhor? RAR ou ZIP? O blog fez um teste, fique sabendo o resultado!

Como fazer um arquivo de 4,8 GB caber em um DVD de 4,4 GB? Provavelmente você já passou por essa situação: ter baixado um arquivo grande e por muito pouco não conseguir gravá-lo em algum CD. O jeito mais simples de resolver esse problema é compactar o arquivo para reduzir seu tamanho, porém dependendo do tipo de arquivo e do tipo de compressão você não terá resultados animadores.

O que fizemos foi simples, baixamos um jogo de 4,8 GB e com um dos compactadores mais conhecidos do mercado, WinRAR, comprimimos o arquivo para o tipo RAR. O resultado foi um fiasco, o programa conseguiu reduzir apenas 50 MB do arquivo, passando para 4,75 GB, isso significa que não adiantou nada realizar o processo e perder 1 hora de trabalho.

Logo, tentamos compactar com outro programa muito conhecido, o WinZip. O processo foi mais rápido, demorou 40 minutos, porém o resultado também não foi o esperado. O arquivo foi reduzido igualmente em 50 MB, novamente perdemos tempo.

E agora? O que fazer? Não desistimos, desta vez tentamos utilizar um compactor menos conhecido, 7-Zip, 100% gratuito e em Português. A taxa de compressão do novo formato 7z apresenta uma melhora de até 50% em relação ao ZIP. Desta vez, ironicamente, os 4,8 GB passaram para 4,78 GB, redução de míseros 20 MB, sendo que demorou 1 hora e 20 minutos.

Tempo perdido! Não conseguimos gravar o jogo!

O 7z realmente apresenta um grau de compactação melhor do que o ZIP, fizemos o teste em um arquivo isolado .exe de 21,9 MB, e, surpreendentemente o tamanho do arquivo passou para 4 MB, uma redução de mais de 50%. No formato ZIP o mesmo arquivo foi para 5,6 MB, uma diferença que parece pequena, mas que faz diferença.

A explicação da diferença de comprimir um jogo de quase 5 GB e um arquivo isolado de 21,9 MB é o tipo de arquivo, que interefe e muito na hora da compressão. Se você for comprimir uma música ou vídeo por exemplo, o resultado não será dos melhores.

Mas, existe um programa chamado KGB Archiver, conseiderado o melhor compactor do mundo, ele é capaz de reduzir em 90% um arquivo. É inacreditável! Em um teste, um arquivo de 449 MB passou para 1,47 MB, isso significa que caberia em um disquete, realmente não dá pra acreditar. O grande problema desse programa é que demora muito, muito mesmo a compressão, podendo chegar à 24 horas ou mais dependendo das configurações do computador.

O jeito mesmo de gravar o jogo é utilizar algum programa que divide em vários CDs, ou se preferir, utilizar o KGB. Você escolhe se deseja passar horas no computador e conseguir resultados fantásticos ou dividir em CDs, que partilcularmente é a melhor opção para usuários domésticos.

Para arquivos não muito grandes, utilize o WinRar, WinZIP ou o 7-Zip. Esses são os mais recomendados para usuários domésticos.

About these ads

26 Respostas to “RAR ou ZIP?”

  1. Denny Says:

    Legal, belo post!

  2. Antônio Euclides - Deutrix on-line Says:

    “passou para 1,47 MB, isso significa que caberia em um disquete”

    Ué, que eu saiba um disquete tem 1,44 MB (1,38 MB de cap. real) e não caberia em disquete…

  3. infoxp Says:

    Lá vem você encher o saco.

    • Anônimo Says:

      a intenção da materia foi ilustrar a capacidade de compactação. o cara aí em cima não é deste planeta que não entendeu isto,não.
      vai gostar de estragar o trabalho dos outros assim em outro lugar.

  4. Thomas Falconi Says:

    o.O era dum programa desse que eu tava precisando, mesmo qeu demore um pouco (beeeem pouco)… de novo, o InfoXP me salvando :P

    KGB Archiver funfa msm!

  5. [c=12] gabriel [/c] Says:

    @ ANTÔNIO EUCLIDES – DEUTRIX ON-LINE

    NÃO É TODO DISQUETE QUE TEM SÓ 1,44 MB!

    SEU NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOB!

  6. Antônio Euclides - Deutrix on-line Says:

    Ok Gabriel, como vôce tirou esta conclusão tão precipitada que eu sou NOOB com 22 “ôs” ? Já viu alguma situação como esta em outras situações

    Eu poderia simplesmente ignorar seu texto, por começar que pessoas inteligentes sabem argumentar fortemente sem a necessidade de escrever um texto todo em caixa alta, ou seja um comportamento anti-social e irracional

    E antes que você venha com esse afirmação infame, eu não aparento ser Noob, uso PC desde 1996 e já sabia há anos que existe o Enhanced Density 3 1/2 inches Floopy, que tem 2,88 MB de capacidade, onde um arquivo de 1,47 MB, caberia sem problemas. Eu tinha afirmado no argumento anterior supondo o Disquete High Density 3 1/2 inches Floppy, o disquete mais popular hoje em dia, que tem 1,44 MB de capacidade (Capacidade real de 1,38 MB). E para terminar o nome do meu blog não é mais Deutrix on-line (Meu nickname está desatualizado) é Diário Deutrix na WEB
    Para não haver discussão sem necessidade (e conseqüência sem nexo ao assunto do post) a esta altura do campeonato, vamos considerar que o autor referiu-se implicitamente ao disquete de 2,88 MB:

    […] “passou para 1,47 MB, isso significa que caberia em um disquete [de 2,88 MB]” […]

    Estanho. Em todos os blogs todos os visitantes, quando encontram erros ou informações duvidosas em artigos sempre indagam corrigindo ou sugerindo. E foi o primeiro blog que detectei que segue a filosofia do “Pessoas legais gostam de tudo, Pessoas ridículas não gostam de certas coisas e têm personalidade”, sinceramente, durante meses de experiência com este blog pude perceber a acusação do autor de “Chato”,”Ridículo”,”etc.” enquanto em outros blogs os autores dos seus respectivos blogs pensam e refletem ao erro apontado sobre um comentário de um visitante.

    Não há pessoas que gostam de tudo, isso não existe, por que uma pessoa “A” não é obrigada a gostar do que uma pessoa “B” gosta e se a mesma não gostar é porque ela é chata, ridícula, etc. Um boa convivência social tem conceitos diferentes

    Pessoas que tem personalidade acabariam tendo problemas com este blog, porque o autor do blog é “santo” e se alguém apontar erro é aquela pessoa que é errada, ridícula, etc. Ou seja: O autor do blog não admite meu comportamento por que eu tenho personalidade.

    Não precisa postar mais nenhum comentário. Já sei, “lá vem o ridículo de novo”, “não há chato mais chato do que eu”. E você estará tão irritado comigo que todo mundo vai pensar que sou eu o chato da história por causa de um pequeno incidente e é até perigoso que tal caso vire uma Terceira Guerra Mundial…

    Caso encerrado. Não vamos sair do nexo do assunto do post por um incidente como este e vamos ter respeito quanto à personalidade de cada um. E não pronuncio mais nada.

  7. k s2 graHh Says:

    cara muito obrigado seu blog é d+ explica certo ……(YYY³) LoL parabens q

  8. k s2 graHh Says:

    cara muito obrigado seu blog é d+ explica certo ……(YYY³) LoL parabens qria receber mais noticias se tiver como me add ai no msn muito Obrigado ^^

    opa eu li oq vc respondeu ali em cima heHEhehehehehe prefiro nao comentar xDD

    • tiago Says:

      como eu fasso pra deixa 5gb em 15mb
      com winrar ??

  9. k s2 graHh Says:

    opa desculpa o duplo post foi sem qrer deu lag aki ^^

  10. Marcelo Mendes Says:

    Realmente, com o KGB é possível compactar coisas de maneira absurda, por exemplo:

    O Office 2007 (q tem uns 500MB) depois de passar pelo KGB ficou com 1,54MB

    O Windows LongHorn (q tem uns 720MB) ficou com um pouco mais de 1,6MB de pois de ser compactado pelo KGB

    Um detalhe q deve ser levado em consideração é q o KGB usa sua memória para compactar, assim quanto mais memória vc tiver, maior será a taxa de compressão, no entanto, pra descompactar o arquivo ele tb tem uma exigência equivalente de memória, portanto não adianta vc conseguir compactar com o máximo possível (1,5GB de Ram necessário) se na hora de descompactar a pessoas somente tiver 256MB, a descompactação vai demorar horas, talvez dias!

  11. Marcelo Mendes Says:

    Realmente, com o KGB é possível compactar coisas de maneira absurda, por exemplo:

    O Office 2007 (q tem uns 500MB) depois de passar pelo KGB ficou com 1,54MB

    O Windows LongHorn (q tem uns 720MB) ficou com um pouco mais de 1,6MB de pois de ser compactado pelo KGB

    Um detalhe q deve ser levado em consideração é q o KGB usa sua memória para compactar, assim quanto mais memória vc tiver, maior será a taxa de compressão, no entanto, pra descompactar o arquivo ele tb tem uma exigência equivalente de memória, portanto não adianta vc conseguir compactar com o máximo possível (1,5GB de Ram necessário) se na hora de descompactar a pessoas somente tiver 256MB, a descompactação vai demorar horas, talvez dias!
    Não é preciso ter o programa pra descompactar, pois ele tb permite q se compacte o arquivo junto com um executável q se encarregará de descompactar!

  12. brOk... Says:

    Realmente, KGB digamos q execute compactações absurdas,
    porém não eh humilde em relação a memória, kk

    Obs interessante a do marcelo, pois ja recebi arquivos, do kgb e levei horas p descompactar, tipo (25Mb -> 2.5GB)

    O kra q montar o arquivo deve levar em conta, tbm a memória de qm vai receber o msm,

    Mas aew que tá, se for p baixar da net, tem q ver a relação entre tempo baixando e descompactando,

    suponhamos que,

    1 Gb em 100Mb Leve 4horas p baixar mais 5 p descompactar, seriam 9 horas totais,

    1Gb em 500 Mb Leve 10horas baixando, e 3 descompactando, seriam 13 horas totais, (valores totalmente ilustrativos)

    achO q eh coisa p kebrar a kbça, rss

    tbm há d se pensar, se vale a pena baixar um arquivo ultra compactado levando em conta esse pensamento,

    tipo baixar 1,54m ultra-compactado, ou 500m (sem compactação)…..

    Comentário leigo, apenas me expressei sobre minha idéia e visão disso tudo,

    teh+

  13. paulobraveheart Says:

    esqueceram se de dizer que o kgb nao comprime acima dos 4 gb

  14. Kratorio Says:

    meu pc tem 512 mas sei la aparece 400 e poko de ram mas acho q n vai fika ruim né

  15. Marcos Antônio Tanaka Says:

    Muito boa esta matéria! Parabéns.

  16. Rodrigo Says:

    a materia eh boa mesmo o blog esta de parabens, moderadores esta ótimo espero q sempre possar estar atras de mais e mais melhorias para o msm…
    Kratorio a memoria foi reduzia pois o video sempre puxa um poko da memoria, pelo q eu li da materia eh fikaria meio ruim sim , pois parece q o programa pede minimo de 1GB de memoria ram pra funcionar em questão de poucas horas, no seu caso com 400 e poko ficaria questão de varias horas e até dias dependendo do tamanho do arquivo, descobri o site hoje e to gostando… estara em meus favoritos…
    abraços e até uma proxima

  17. matheus Says:

    o kgb comprime mais só que leva horas o pra compacta e pra descompactar. office 2007 foi compactado. +-500mb e ficou com +-2.5mb

  18. Rodrigo Says:

    Aquele Antônio Euclides é burro de dar dó, parece que nunca viu um Windows pra ficar falando: EXISTRE DRIVE SPACE 3 NO WINDOWS 98. PRAQUE ? PRA COMPACTAR E FAZER SOBRAR MAIS ESPAÇO NUM DISQUETE O BESTA QUADRADA!

  19. silverfox Says:

    Em questão de compactação o RAR muitas vezes mostrou melhou desempenho, pouca coisa, mas sempre a frente do ZIP, tanto usando com 7zip, quanto winrar, winzip, entre outros com suporte.

    Porem se vocês querem um formato de alta compactação(recomendado para binarios), procurem sobre o kgb, tenho o um software com 9mb em formato kgb, ao extrair ele fica com uns 600mb ou mais.

    para usalo (compactação) ao maximo é necessario pelo menos 1,5gb de memoria livre, e recomendado é 2gb.
    Para descompactar 512mb de memoria esta otimo =)

    Para downloads de arquivos pesados ele é o futuro.

    • silverfox Says:

      ps: o amigo acima “matheus” falow que leva horas para compactar (realmente é bem demorado), mas para descompactar (se for programas) é em média 15 minutos ou mais, dependendo da maquina (teste feito em um 512mb de memoria)

  20. seumerda Says:

    WInrar Esculacha Noobs !

  21. Aeris Says:

    O KGB é Uma merda! Tá loko!

  22. Victor Bezerra - Analista de Infra TI Says:

    Como todos sabemos, quanto mais compactado o conjunto de arquivos estiver, maior é a chance de durante a descompactação alguns desses arquivos ficarem corrompidos, concordam? Compactação segura não faz milagres…

  23. Chagas Silva. Says:

    Gostei muito da resposta de Antonio Euclides.Sou novato com pc,mas têm pessoas que queremser o ”xpert´´no assunto alheio sem ter conhecimento.Vou tentando aperçoai-me tudo que for preciso p/ meu benefício.
    Obrigado galera por suas resposta!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: