Baixar filmes e músicas na internet é ilegal?!


Matérias Especiais

Provavelmente você já deve ter se perguntado se baixar filmes na internet é legal ou não. Esse assunto é muito complicado pra ser discutido e inclui muitas formas de interpretação.

Lendo um artigo na internet, achei curioso, pois diz que não é ilegal fazer o download de filmes para uso privado.  Até aí, pelo que me parece, está de acordo com as leis brasileiras; só é crime quando a cópia visa algum tipo de lucro.

A maioria dos brasileiros, inclusive eu, não possuem um conhecimento claro sobre o assunto.

Eis aqui um trecho do artigo polêmico que li:

“…é permitida a cópia integral de obra intelectual, sem autorização do detentor do direito autoral, desde que não se vise lucro, seja direto, seja indireto, mas é proibida a cópia não autorizada, mesmo parcial, para fins lucrativos. Assim, não comete crime o indivíduo que compra discos e fitas “piratas”, ou faz cópia para uso próprio; ao passo que se o locador o fizer poderão configurar-se violação de direito autoral e concorrência desleal.”

Compartilhar arquivos na internet, sem fins lucrativos, ainda não é crime no Brasil. Porém, estima-se que o governo perde quase 200 bilhões de reais com a pirataria, isso, sem contar com o compartilhamento de arquivos na internet. Mesmo que isso se torne a vir, o problema da pirataria não seria resolvido! É preciso investir na base do problema, ou seja, na educação, entretanto, uma educação diferente do que é dada nas escolas atualmente. Quantas vezes nós vemos pessoas que possuem diplomas e doutorados e cometem crimes bárbaros?

Algo precisa ser mudado no Brasil, e isso deve partir de nós, antes de tudo. Não adianta culpar o governo e ficar parado sem tomar alguma atitude.

Leia o artigo aqui.

Cursos Online com Certificado

30 Respostas to “Baixar filmes e músicas na internet é ilegal?!”

  1. Caio Alexandre Says:

    Isso vai dar o que falar…

  2. Thomas Falconi Says:

    minha opiniao como prdutor de filme:
    tem que proibir mesmo! nos fizemos os filmes para ganhar dinheiro, nao por que achamos bonitinho…

    minha opininiao de usuário comum:
    num podi pribi… pq elizz num baxu us preçu dus filmi, ja qui eu num poçu cumpra du xeitu qui ta, exa é a unica suloxao, buááá… (no minxugues mesmo, ja que so sabem reclamar assim)

    ta ok, voltando a falar serio, isso é realmente polemico, ate por que as produtoras realmente querem ganha com o filme, mas o usuário comum que está em casa muitas vezes pode comprar, mas é taao mais pratico baixar da internet que fica assim mesmo, com qualidade baixa mas legal, questao de praticidade…

    nos vamos a locadora, tem que ter cadastro, vamo comprar, tem fila, vamos no cinema, nao da pra fazer certas coisas ( :mrgreen: ) e comprar pela internet é um saco (né?)

    sem mais comentarios, senao é capaz de eu causar brigas aqui… :P

  3. infoxp Says:

    Concordo Thomas! Eles deveriam baixar os preços, tá muito caro. Pra que pagar 50 reais se eu posso baixar de graça?

  4. Guilherme Says:

    Bom, realmente é um assunto a se discutir. Sim, a pirataria É crime e eu não apoio.
    Mas o governo fica tão preocupado em ir atrás da pirataria que não cuidam dos preços dos originais, ou seja, não vão no X do problema, e sim tentam abafar com grosseria, na marra, indo aos locais onde existe a prática. Desse jeito a pirataria NUNCA irá acabar.

  5. Marta Veiga Says:

    Eu concordo plenamente com o Guilherme.E sinceramente, eu baixo muita coisa da internet.Só não compro de camelô porque provavelmente vai dar problemas e o barato acaba saindo caro, quando um filme pirata detona meu dvd, por exemplo.
    Marta Veiga
    [LINK REMOVIDO]

  6. Marta Veiga Says:

    Concordo plenamente com o Guilherme.Eu mesma baixo muitos filmes e músicas na internet.Está tudo muito caro.O preço do cinema é absurdo!!!Só não compro nada pirata, pois geralmente, o barato sai caro e de repente escangalha meu dvd sei lá…por outro lado, estas pessoas que vendem produtos piratas precisam viver…aí fica o grande dilema…

    Marta Veiga
    [LINK REMOVIDO]

  7. felipe Says:

    eu acho um abisudo iso porque eles nao abaixa o preço do
    cd original

  8. Antônio Euclides da Silva Xavier Says:

    A respeito do assunto tratado, trata-se de um assunto polêmico, ou seja, qualquer argumento mal redigido acabaria em um constrangimento. Por isso em meu comentário, prefiro manter o ponto de vista neutro, uma vez que eu e o infoxp tem pontos de visita muito diferentes ao assunto, por isso não considere isso como um argumento, mas apenas com um esquema para melhor entender o mundo captalista, e por isso, prefiro tentar esquematizar a situação, considerando o captalismo, evitando futuros constrangimentos

    CAPTALISMO:

    Produto -> Preço em função da qualidade
    Preço alto -> Produto bom
    Preço baixo -> Produto ruim

    POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AO CAPTALISMO

    Se preço for alto: Queda de número de pessoas de baixo poder aquisitivo -> menor venda de produto

    >> RESPOSTA DO CAPTALISMO

    Se a venda cair -> Queda de arrecadação de dinheiro -> [PREJUÍZO POR FALTA DE CLIENTES]

    >>>> EXCEÇÃO CAPTALISTA

    Oferta -> Diminição de preços -> Aumento de número de pessoas de baixo poder aquisitivo -> maior venda de produto

    Se a venda aumentar -> Aumento na arrecadação de dinheiro -> [LUCRO]

    >>>>>>>> CONDIÇÃO CAPTALISTA PARA DIMINUIÇÃO DO PREÇO

    {Oferta x Qualidade}

    Se preço foi baixo de mais ou o número de clientes for insuficiente para atingir tal meta ==> PREJUÍZO

    Do Contrário ==> LUCRO

    Agora a Internet seria uma exceção, pois o conteúdo, sendo de qualidade original ou inferior, equivaleria a um preço (No caso de um FILME adquirido na Internet gratuítamente, seria prejúizo de 50 reais, varia para mais ou menos, ou um álbum de Múscias adiquirido seria um prejuízo estimado de 15 ou 20 reais)

    = Bilhões de Músicas e vídeos sendo baixado na Internet gratuítamente sem pagamento —> Prejuízo

    “Prejuízo” no captalismo é um pecado imperdoável, que envolve medidas drásticas, o Qual:

    1) Provedores de Internet adoratam o Traffic Shaping e o Reino Unido tem um sistema anti compartilhamento, onde na terceira tentativa, sua conexão é cortada
    2) Novas tecnologias para o combate à pirararia
    3) Aumento de publicidade, de avisos, etc.

    —–> Condição captalista LUCRO)

    Se o compartilhamento está dando prejuízo às grandes produtoras fazer o quê? No mundo interno tudo envolve o captalismo, e toda a vez que há prejuízo no captalismo não há tolerância, há medidas drásticas!

  9. Andre Says:

    (desde que não se vise lucro) Peguei apenas essa parte do texto para colocar uma explicação.
    Se você não adquiriu legalmente o filme, então obteve lucro próprio.
    Se você comprou o filme apenas está assistindo em uma mídia diferente um back-up e não tem lucro. Está é a visão legal do assunto.

  10. Bruno Says:

    bom, este assunto é para se descutir, mas cada um tem seu ponto de vista,

    ORIGINAIS——|
    Benefícios:
    Maior qualidade, legal, permitido.
    Prejuízos:
    Caro demais, por questão disso, poucas vendas, o que pode acabar em falimento da empresa ou o cancelamento do produto.
    PIRATIADOS—–|
    Benefícios:
    Mais barato, bastante acessível, bastante vendas.
    Prejuízos:
    Qualidade inferior, como não paga emposto, o governo perde muita renda.

    Isto é a comparação paga. Mas se não quisermos pagar NADA, baixamos da net. Isso por sua vez, é um produto pirata ou pode ate mesmo ser original, mas você não paga nada.
    COMPARTILHADOS——-|
    Benefícios:
    Só pelo ponto de vista do consumidor, ele não paga nada.
    Prejuízos:
    Tem para a empresa produtora do produto, e para o governo, sem empostos, menor renda do governo, sem preço, menor renda da empresa.

    CONCLUSÃO——|
    O Compartilhamento de arquivos é legal, contanto que você pague alguma coisa, por exemplo, na Microsoft.com, você paga e depois baixa o WinVista. Os produtos originais devriam ser mais baratos, o governo acha que se proibir pirataria, ela vai acabar, “não adianta querer cortar uma árvore se vc só corta o galho, tem que cortar na raiz”
    Os produtos piratas também fazem o capitalismo parar, pois paga menos ainda.

    Veja bem, precisaria abaixar o preço dos originais, pois assim, as pessoas deixariam de comprar piratas e comprariam originais, isto empurraria o capitalismo. Mantendo-o funcionando.
    Mas a rede de arquivos compartilhados não tem um ponto fraco, mesmo com preço baixo, você teria que ir a loja, pegaria fila,etc,etc.

    Isto é apenas a minha opinião…

  11. domingos Says:

    Parece que existe uma confusão neste assunto…o trata como particularidade, como produto unigênito do capitalismo!
    1. quem não compra original, não compraria de qualquer jeito, seja por um motivo ou por outro, cada um responde de uma forma ao que lhe é proposto, salvo remédios e alimentos específicos.
    2. quem compra do camelo não tem problema em trocar de DVD player de tempos em tempos R$100,00 em média com direito a tecnologia de ponta etc fora um home de R$140,00 bem legalzinho rsrs.
    3. o camelo não vive só de produtos importados depois que ele vende ele faz o capitalismo girar, e quanto mais gente em uma família gerar alguma renda no comércio melhor para a base..
    ..e a base não é o salário milionário dos artistas dos EUA e suas festas, carrões etc..

    tem muita coisa que reflete uma certa falha na importância dos supostos valores perdidos na pirataria e o pior no entendimento no que se refere a natureza humana, é lógico e totalmente capitalista uma diferenciação de status para o mesmo produto e os consumidores alvo.
    “quem pode comprar muitos filmes originais é o cara!..quem consegue baixar, comprar ou copiar muitos filmes idênticos aos originais é o cara tb!
    = todos estarão gerando renda do mesmo jeito seja em impostos diretos ,ou indiretos.

  12. Anderson Says:

    sim, iai é permitido, ou não?!

  13. Baixar filmes e música pela internet é ilegal - InfoXP « WinTips BR Says:

    [...] Fonte: InfoXP [...]

  14. Gabriel Says:

    Bom pra começar, meu pai é anti pirataria e só compra CDs originais. Mesmo assim, ele nunca me impediu de comprar filmes piratas mas eu acho a qualidade horrível (já olhei alguns de camelôs e é horrível mesmo, escurão e embaçado).

    Eu, quando quero assistir filmes eu loco mesmo e se quero ouvir música eu baixo mesmo. =D Não adianta você comprar um CD todo de um artista, isso é enjoativo. Mesmo que você pudesse, aposto que preferiria fazer uma seleção de músicas baixando da net pra poder só escolher as que gosta. Então não adianta: se não tem nada que diga que é ilegal, vamos baixar e aproveitar enquanto pode (parece que vão fazer aqui no Brasil como na Inglaterra) por que a net oferece arquivos de qualidade hoje em dia, isso é certo.

  15. master anime Says:

    Como acabar com a pirataria:
    Passo 1: Politicos parem de roubar
    Passo 2: Melhorem a segurança para o povo.
    Passo 3: Gerem empregos
    Passo 4: Tragam filmes, animes desconhecidos do povo pois muita coisa boa jamais chega aqui.
    Passo 5: Tragam versões legendadas e dubladas. Tem muita gente que prefere o audio original.
    Passo 6: Parem de explorar o trabalhador com preços absurdos. Façam preços justos. Garanto que a maioria prefere filme original do que pirata se o preço for acessivel.

    Acaso os passos não sejam seguidos, é as empresas só querem saber de foder o consumidor, então por que baixar seria injusto. Eu por exemplo dificilmente baixo algo, só quando é um anime ou filme destes que nunca virão para o Brasil, me digam como eu iria conseguir ele legendado??? È dificil né. Iria gastar no minimo 400 reias, um absurdo.
    ENtão POR QUE BAIXAR é ERRADO. Bem eu concordo com a lei desde que seja para uso pessoal não é crime.

    Obrigado por tudo o BLOG esta demais.

  16. Paulim Says:

    Caros amigos:
    Li todos os posts acima e nenhum deles se encaixa na minha situação (apesar de concordar com os mesmos) que é a seguinte:

    1-nao tenho paciencia de ir ao cinema: deslocamento, filas, empurra-empurra, pagar para ter desconforto, etc.,

    2-Nao existe lugar melhor para o meu lazer do que a minha sala de TV onde posso parar o filme para ir ao banheiro, assisto com quem eu quero o que eu quero.

    3-Todos os filmes depois de um tempo (2 anos) saem em DVD o que torna inviavel a saga descrita no item 1 a nao ser que a pessoa seja “tarada por lançamentos”.

    4-Todos os filmes que vem para o Brasil passam nas tvs aberta e a cabo.

    Quanto a pirataria, isto é a compra de produto ilegal, não passa nem de perto na minha cabeça pois na minha concepção é obter lucro com o trabalho dos outros e isto é ilegal mesmo.

    Entretanto, quando o governo e as gravadoras dizem que perdem bilhoes de reais em impostos, acho isto ridiculo porque não perdem nada.

    Se eu nao pudesse baixar algum filme para assistir em casa, tambem nao iria ao cinema e nao compraria um DVD.

    Entao na verdade, as entidades oficiais estao é de olho nesta fatia de mercado na qual nao tem participação dai a repressao.
    Numeros astronomicos supostamente perdidos na arrecadação de impostos farao com que sejam gastos pelo governo e pelos provedores milhoes em segurança, controle, etc. tornando-nos mais refens de nossa liberdade.
    O que deveria ser feito é discutir alguma forma de publicidade embutida nos filmes ou nas paginas dos provedores que venha a “patrocinar” estes downloads.
    Afinal hoje nao abrimos uma pagina web sem sermos bombardeados por pop-ups publicitarios. E ninguem me paga pelo tempo que gasto para fecha-los, sem falar nos spams.

    Se não houver a venda de produtos piratas (e esta deve ser coibida) nao sao tantos downloas que justifique repressão.

    Por falar em impostos eles servem para… …. … ….. e para isto já se arrecada o suficiente. Deixem os internautas em paz e vao cuidar da saude, educação, segurança, transporte, esgoto etc, etc…

  17. unknown Says:

    Se baixar musica na net prejudica a gravadora e o artista,
    eu não deveria está aqui me informando pois estou prejudicando os jornais e as revistas informativas.

    mas se eu estiver certo pra que vai servir a net se não pode fazer nada … eu não quero ficar unsando o MSPAINT online (rsrsrsrsr) nem jogando paciência…

  18. Filipe Alencar Says:

    (Estou Comentando Como Filipe Alencar Pois é a minha opinião,e não da minha “Persona” (Digamos Assim) Filkiller)
    Baixar Músicas Na Internet Não é Errado.Se fosse, você não poderia emprestar um cd que vc comprou na loja para um amigo seu.
    O Problema na Internet é que isso é em escala global, todos emprestam tudo para todos numa rede que integra o mundo inteiro.
    Dizer que quando vc baixa aúdio na internet está tendo lucro próprio é errado.Para aquele CD que você quer ouvir estar hospedado no RapidShare,ou disponível no Emule alguem,nem que seja uma única só pessoa no mundo inteiro,comprou aquele CD e está apenas “Emprestando” ele pro mundo inteiro e cada pessoa que tem a cópia desse original gravado em seu PC e passa para outra pessoa só está agindo com boa vontade,assim como a pessoa que esmprestou esse CD pro mundo inteiro.
    Já com os filmes é diferente, quando vc baixa um filme que CAM-REC ou TS, vc está colaborando nos prejuízos de quem fez o filme pois AQUELA cópia é ilegal,gravar um filme dentro do cinema é errado e infringe as leis de direitos autorais.
    Já quando é um filme XX-RIP entra no mesmo mérito do direito de compartilhar O CD como no 1° Exemplo que eu dei.
    Na minha opinião o que é errado é usar programas crackeados, mas conseguir um serial é legal pois aquele serial foi comprado e também está apenas compartilhando o seu serial com o mundo.
    O Brasil criar uma barreira para o compartilhamento não infringe a NOSSA legislação,mas infringe o nosso direito de livre-arbítreo de liberdade de escolha, e se isso acontecer eu serei uma das primeiras pessoas a usar navegação por Proxy Internacional,e a me especializar em Hacking pra derrubar esse bloqueio.Nosso governo não vai virar uma “China” só pra acabar com isso, não vai invadir nossas casas nem nos matar(isso implica na autorização de uma Lei de Prisão Perpétua) por fazer downloads de arquivos MP3.
    A gente tem que fazer pressão pelo twitter pra tirar o sarney,vamos fazer pressão(e Acredite MUITA) para derrubar esse tipo de coisa.
    ———————————————————————
    Imagina o Ódio de alguem que vai no show ou compra o CD desses caras e ouve ele dizer isso:
    http://musica.ig.com.br/noticias/2009/07/04/drogas+sao+o+melhor+de+estar+numa+banda+diz+gallagher+7109940.html
    A Internet é o melhor meio de nó protestarmos ,só que se 60% dos internautas brasileiros só conhecerem Orkut,MSN,e Youtube pra fazer coisas fúteis a gente vai ficar na mesma merda.
    Orkut,Msn e Youtube são ferramentas Muuuuito Poderosas mas a grande Massa Não sabe usar.
    Eu Já tô mudando de assunto e atrasado pra um compromisso.
    Valeu pelo espaço!!
    “Pirata é fora da lei,Roubo é o original.Baixar é a melhor opção,por que compartilhar é legal”
    Filipe Alencar

  19. bianca Says:

    é claro que não,fala serio é um direito das pessoas !!!

  20. Paulo Says:

    Acho que os produtores e todos os envolvidos na produção de uma obra, seja ela qual for, devem receber pelo seu trabalho e dedicação, mesmo porque se todos assistirem estas produções e nada pagarem por elas, como seria possível continuar produzindo obras, sem pagarem por: salários, figurantes, equipamentos, serviços, tercerização, centenas de despesas que são geradas na produção de uma grande obra? Por isso, acho que o melhor, seria que os filmes, desenho e qualquer obra, sigam os passos de: exibição em cinemas, no tempo certo disponibilizados em locadoras e em mais algum tempo, vendidos em sites para download por preços bem baixos como R$1,00 por obra, isso alavancaria milhões e milhões de vendas por tempo indeterminado, e cada pessoa, teria um certificado, garantindo que a obra que possui em seu computador é legítima e que está tudo dentro da Lei. E é claro, criar leis severas para punir com multas de pelo menos 10.000 vezes o valor delas, para que jamais alguém pense em obter cópias sem pagar por elas. O cara que não pode pagar R$1,00 para assistir a um filme é no mínimo um inútil para a sociedade.
    Eu compro pela Internet, não tenho medo disso, e tenho certeza que surgiriam várias maneiras de se realizar este feito descrito acima. Obrigado pelo espaço!

    • Anônimo Says:

      pirataria é ilegal, idai? se me derem preços legais de produtos originiais blz, mas se continuar caro, compro pirata mesmo

  21. Miro Says:

    Olha, pode ser que a pirataria SEJA ilegal,mas APENAS no ponto de vista do governo, da produtora,etc.
    Concordo com o Filipe Alencar:
    com os filmes é diferente, quando vc baixa um filme que CAM-REC ou TS, vc está colaborando nos prejuízos de quem fez o filme pois AQUELA cópia é ilegal,gravar um filme dentro do cinema é errado
    Porra, cara! Deixa o cidadao baixar filme via web! Mas, alem de ser errado gravar no cinema, EU MESMO ja assisti uns CAM-REC, a qualidade de tao boa pra TV ficou HORRIVEL, esses filmes e assisti na escola, aonde o pessoal que passa mto tempo la…
    [pula]
    Tipo, filme o cara nao vai querer comprar na loja pelo preco, mas aqui aonde eu moro eh vantagem. Por exemplo, para baixar(torrent) “Michael Jackson a Historia sem mascaras” ia demorar entre 4horas~3meses
    Porem, indo na loja eu comprei o filme por R$14,99, em 20~40 minutos, ja assisti ele, quando se eu tivesse baixado eu taria esperando pra assistir.

    Musica, se o cara gravar do radio, ainda vai “pegar” um pouco da narracao, mas existem programas para tirar isso, que (eu acho) dividem o audio em camadas, e dai voce faz o treco ficar com a qualidade menos pior(ou melhor se divide o audio em camadas), e baixar da net as musica nao parece ilegal. Os Seminovos deixa(eh uma banda) baixarem MP3 do proprio (sub)site deles no Charges.com e entao eu acho que com:
    Downloads separados + discografia = CD PIRATA

    Sorte (ou azar) de quem tem Blu-ray, o baguio NAO TEM PIRATARIA, tipo se tivesse, QUANTO blu-ray a gente nao viria por ai… por isso que JOGOS de playstation 3, so original.(Se bem que algumas versoes(check:wikipedia) emulam o PLAYSTATION 2)

    (*suspiro*) eu acho que fui claro.

  22. Cryd Says:

    Para que uma obra venha ficar pronta é necessário muita grana, trabalho e dedicação dos envolvidos.
    Para baixar de graça é necessário apenas uma conexão com a net.
    Você acha que gastaram tanta grana, trabalho e dedicação para você baixar de graça?
    Alguns dizem que o preço é alto e que não podem comprar.
    Também não tenho dinheiro para comprar uma Ferrari, mas nem por isso vou abandonar meu monza 90 e sair por ai para roubar uma.

  23. fax software Says:

    In my opinion you commit an error. Let’s discuss. Write to me in PM.

  24. Soobormannoke Says:

    Snonfoush
    cheap-tramadol-online
    Tymnenver
    cheap-tramadol-overnight
    floatWambam
    purchase-tramadol-without-prescription
    insapsins

  25. Gladyston Says:

    É fácil de resolver, basta as produtoras disponibilizar os filmes após estreia na internet com o pagamento de uma quantia via cartão de crédito, pois fica mais fácil saber se está baixando para o seu lazer ou para comercialização, teriam um faturamento excelente. Ficar reclamando (produtoras, governo e sindicatos), mas não fazem nada criativo para acabar com a pirataria, o combate a isto é fácil, basta colocar com preço baixo (calcule baixar um filme por R$10,00, original) imaginem 1 milhão de clientes baixando qual seria o lucro. Falta inteligência e boa vontade desse pessoal.

  26. Anônimo Says:

    olha pirataria ilegal não acho pois se querem que compremos produtos originais pq não colocam preços justos eu seria o primeiro a comprar eu queria que nossos politicos ” honestos ” que vivem mamando nas tetas desse pais e agora querem dar uma de corretos dizendo que copiar musicas e filmes e ilegal me respondesem : como um trabalhador que paga agua , luz, aluguel e supermerado pode pagar 50 rais num dvd se for de show ou trezentos num jogo play 3 ? sabe o que eu acho e que quem ta dizendo que baixara arquivos da net e ilegal quero dizer esse politicos ladrões porque são todos ladrões tem coisas a esconder lembrem-se não estão ali porque são bons estão ali pra roubar nosso dinheiro acordem

  27. download Says:

    valeu kra, valeu pelo post

  28. Anônimo Says:

    o problema real é o preço, sou fã de seriados se eu pudesse com certeza só compraria original, tanto até que estou aos poucos comprando o House, mas como disse “aos poucos”, e fala sério… série é um produto de consumo rápido, além do house assisto mais umas dez diferentes!!!!! agora diga tem como comprar ou alugar td? claro que não… baixo mesmo… mas claro que se tiver uma forma legal conforme a politica antipirataria e barata vou optar por ela. Mas enquanto isso baixo mesmo.

  29. luciano Says:

    Bem pode até ser ilegal. “ATUALMENTE” , Mas eu não teria visto nem 10% dos filmes e séries que ja vi se não fosse a internet. Mesmo que eu quisesse pagar acho que boa parte deles não encontraria em locadoras. Eu acho que tem o politicamente correto, mas a realidade é outra. A pirataria veio para ficar, e já tem até partido politico que nasceu para protege-la.


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 49 outros seguidores

